segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CRISES

Um dos problemas conjugais que costumam precipitar separações é o fato de que quando chegam as crises, as pessoas pessam que elas não terão fim, que vão durar para sempre.
Se o casal não entrar em pânico e recorrer ao diálogo e, se necessário, à psicoterapia, muitos relacionamentos podem ser salvos.
Vale ressaltar que as crises são várias ao longo do tempo e que cada vez que uma delas é resolvida o relacionamento se torna mais agradável, mais fácil, mais sólido e mais estável. Enfim, só poderá usufruir de um relacionamento assim quem se dispuser a resolver os problemas e superar as crises quando elas surgem. Mas, para isso, repito, é fundamental a consciência de que uma crise é apenas uma crise, ou seja, algo passageiro – não é o fim do casamento nem o fim do mundo.
Muitas pessoas já se casam pensando “Se não der certo, a gente se separa.” E muitas vezes a primeira crise do relacionamento é entendida como o tal “Não deu certo”, e assim se vai mais um relacionamento que poderia ter sido feliz e duradouro.
Para resolver as crises, é necessário expor os problemas e fazer acordos viáveis para ambos os cônjuges. Às vezes, os primeiros acordos não funcionam e novos acordos têm que ser feitos. Mas sempre com o propósito de resolver a crise e não o de terminar um relacionamento, que está indo bem em vários outros campos, só porque surgiu uma dificuldade.
Essa visão das crises como momentos difíceis a serem superados é fundamental para o estabelecimento de um processo construtivo no casamento, o que leva à melhora progressiva do relacionamento e à agradável constatação de que somos cada vez mais bem sucedidos na relação.

Um comentário:

  1. Muito boa esta abordagem sobre a crise no casamento. É bem verdade o que você disse: A maioria das pessoas já casa pensando em separar, caso não de certo. A primeira sombra de uma pretensa crise já seria um justo motivo para tal. Lamentável. Talvez estas pessoas não tenham nenhum suporte para enfrentar as ditas crises no casamento. Em não havendo suporte, nada como um bom profissional e a psicoterapia para darem este norte a seguir. Adorei o fechameno do seu texto, mais uma vez BRILHANTE!!! "...o que leva à melhora progressiva do relacionamento e à agradável constatação de que somos cada vez mais bem sucedidos na relação".
    Obrigada por se fazer presente, obrigada por colocar de uma forma tão didática, meios de encararmos estas pedras no caminho. Quem não passou por crises? Quem ainda irá passar? Nada como ter uma luz ao fim do túnel lhe apontando uma direção! Vou divulgar, tenho muitas pessoas conhecidas que precisam ler este texto, além de mim, obviamente.

    ResponderExcluir