segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

IDENTIFICAÇÃO E EXPRESSÃO DE EMOÇÕES

A capacidade de identificar e expressar adequadamente as próprias emoções é fundamental para a construção de um relacionamento amoroso saudável. Diálogo é a palavra chave. Mas é importante lembrar que o verdadeiro diálogo compreende muito mais do que uma simples troca de ideias, mas também de emoções e sentimentos.
Em geral, as pessoas acham que sabem o que estão pensando e expressando. Digo “em geral” porque muita gente pensa uma coisa em nível consciente e fala outra, muitas vezes absolutamente contraditória, que comunica seus sentimentos inconscientes.
Se as pessoas podem ser tão cegas com relação às próprias ideias, o que se poderá dizer a respeito das emoções?
Autoconhecimento é a arte de aprender a identificar as próprias ideias e sentimentos, os próprios pensamentos, principalmente aqueles que mais escondemos de nós mesmos. Essa palavra costuma provocar arrepios de medo em muita gente, principalmente quando para adquirir o autoconhecimento se faz necessária uma psicoterapia.
Contudo, o autoconhecimento é fundamental para que alguém possa dar conta de si mesmo, isto é, de seus próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos. E ser capaz de dar conta de si mesmo é simplesmente imprescindível para se conseguir dialogar e interagir de maneira saudável com a pessoa a quem se ama, e, assim ter condições de construir um relacionamento saudável.
É claro que isso somente é possível se as duas pessoas estiverem comprometidas com o mesmo processo. Afinal, não é possível dialogar, interagir, e muito menos construir um relacionamento amoroso de boa qualidade, por meio de um esforço unilateral.

Um comentário:

  1. DIÁLOGO, a palavra chave!
    O problema é: Como que se chega até ele? Como expressar adequadamente nossas emoções, se muitas vezes, escondemos estas emoções de nós mesmos? Que falta nos faz um psicoterapeuta de plantão! Como é difícil desvendar os mistérios que povoam nosso incosciente.
    Incrível como que à cada vez que leio seus posts no Blog, me identifico com eles. Vejo o quanto preciso evoluir, o quanto não consigo ser mais racional, expressar melhor as minhas vontades, e por aí vai...
    Confesso: Eu me encaixo na expressão "em geral". É muito difícil colocar no plano real, aquilo que passa na minha mente. É bem verdade que isto não é uma constante, mas em se tratando de diálogo no plano afetivo, muitas vezes, penso uma coisa e digo outra.
    Adorei esta citação: "Autoconhecimento é a arte de aprender a identificar as próprias ideias e sentimentos, os próprios pensamentos, principalmente aqueles que mais escondemos de nós mesmos." É isso! Tenho que melhorar meu autoconhecimento, para poder me comunicar de forma consciente, consequentemente melhorar o diálogo e com isso, melhorar o meu relacionamento com o outro. Havendo reciprocidade de ações e de intenções, tudo é possível. Nada que é unilateral num relacionamento prospera, inclusive, a busca de um psicoterapeuta.
    Se autoconhecimento é a palavra chave, a psicoterapia é a chave que abre caminhos para este autoconhecimento e consequentemente, para uma relação amorosa mais plena e prazerosa.
    Obrigada por mais um brilhante esclarecimento, que pena mesmo, que estejamos distantes, tenho certeza que você seria uma chave importante em minha vida. Não que não seja importante, é e muito. Digo isso em se tratando de psicoterapia.

    ResponderExcluir