domingo, 7 de março de 2010

CONSIDERAÇÃO, EMPATIA E COMPREENSÃO


Quando encontramos uma pessoa especial, aquela pessoa junto da qual desejamos passar o resto de nossas vidas, sentimos uma grande necessidade de sermos aceitos, aprovados e acolhidos por ela.
É diante dessa pessoa que desejamos poder nos revelar como um todo e nos deixar perceber exatamente como somos, em qualidades e defeitos. Precisamos, portanto, que essa pessoa nos compreenda, no aceite como somos e nos valorize em todas as circunstânicas: nos momentos de coragem bem como nos momentos de dor e de fraqueza, sem que nos sintamos cobrados nem coagidos a mudar ou a aparentar ser o que não somos.
Os momentos difíceis são grandes oportunidades para dedicarmos a nosso(a) parceiro(a) toda a consideração, empatia e compreensão que desejamos nós mesmos receber. Nesses momentos, é importante ouvir com atenção, acolher com carinho e respeitar completamente o outro em sua dignidade de ser humano. É isso mesmo, o outro deve ser valorizado e respeitado simplesmente por tratar-se de uma pessoa. E, neste caso, uma pessoa muito especial: a pessoa a quem amamos.
A consideração consiste no respeito e na valorização; a empatia, no acolhimento e na capacidade de nos colocarmos no lugar do outro; e a compreensão, na capacidade de apreender o ponto de vista do outro.
Somente a aceitação, a compreensão e o respeito incondicionais poderão nos permitir sermos completamente livres diante da pessoa que amamos e, ao adentrarmos nosso lar, depor as armas e descansar das batalhas da vida. Somente esse acolhimento terno e carinhoso pode fazer de nosso lar um local onde nos revigoramos, nos reabastecemos e nos nutrimos emocionalmente. Um local que nos torna mais fortes, mais felizes e mais prontos para encarar todos os reveses e os desafios da vida.

Um comentário:

  1. Adorei Marilene!Incrível como você coloca as coisas de uma forma que enseja reflexões acerca do nosso posicionamento frente a nosso parceiro. Sempre converso com amigas que adorariam fazer terapia de casal e até sugerem isso para enriquecer a relação. Vou passar o endereço do seu blog à elas. Sempre passarei por aqui para me abastecer de suas sábias palavras. Prometo fazê-las um norte para tocar o leme do meu barco do amor.

    ResponderExcluir