segunda-feira, 29 de março de 2010

MUDANÇA E APERFEIÇOAMENTO PESSOAL E CONJUGAL

Embora muitas pessoas digam “Sou assim, sempre fui assim e não vou mudar”, a verdade é que as pessoas – assim como tudo no universo em que vivemos – estão sempre mudando.
Nossos corpos estão sempre mudando: cada molécula, cada átomo é trocado incessantemente. E neste organismo que muda - nasce, cresce, desenvolve-se, envelhece e morre – o órgão que mais muda é o cérebro. O cérebro muda tanto, que a neurociência criou uma expressão especial para descrever essas mudanças: a plasticidade cerebral.
Desde o ventre de nossas mães, nossos cérebros se formam e se estruturam em contínua mudança. O termo neurodesenvolvimento significa que o sistema nervoso se constrói em uma interação íntima e contínua com os eventos ambientais. Desde bem antes do nascimento até a morte, tudo o que nos acontece afeta nosso cérebro.
Se nosso cérebro muda continuamente, nossos pensamentos e sentimentos também mudam. Viver é mudar continuamente. Para bem ou para mal. Quem não se esforça para mudar para melhor muda para pior: deixa-se levar ladeira abaixo na trilha da involução.
Mudar para melhor é nadar contra a corrente. É crescer e se desenvolver. É amadurecer e não apenas envelhecer.
Muitas pessoas se queixam da rotina e da mesmice de seus relacionamentos conjugais. Não é que as pessoas não mudem quando deixam o tempo passar sem se esforçarem para aperfeiçoar a si mesmas e ao relacionamento: elas pioram com o tempo. Os padrões de comportamento não vão só se repetindo, vão se generalizando. É por isso que depois de um tempo aquele relacionamento que era maravilhoso torna-se insuportável: as coisas estão cada vez piores. E a única maneira de não deixar o relacionamento piorar é esforçar-se para mudar para melhor. O diálogo, a troca de experiências e de opiniões, a leitura de textos esclarecedores e uma psicoterapia eficiente são maneiras de se procurar melhorar.
Apesar de a mudança ser um fenômeno universal e inevitável, essa palavra desperta medo em muitas pessoas. Pessoas que tentam desesperadamente se agarrar a imagens estagnadas de si mesmas e acreditar que são firmes e sólidas como as rochas parecem ser. Na verdade, até as rochas estão sempre mudando. O que as pessoas conseguem fazer é apenas enganar a si mesmas com uma crença infantil em sua imutabilidade.
Nós só temos duas escolhas: lutar para melhorar ou deixar as coisas se deteriorarem.
À medida em que se desenvolve, e até mesmo à medida que envelhece, o ser humano precisa tornar-se mais sábio, mais maduro, cada vez melhor.
A perfeição é inatingível, porém uma bela vida consiste na luta constante em busca dela. Um belo relacionamento, um relacionamento feliz, consiste em uma interação continuamente construtiva, uma jornada conjunta em busca de mais tolerância, mais compreensão, mais compaixão, mais respeito e uma maior capacidade de amar.
Esta é a identidade do verdadeiro amor: crescer juntos a cada dia.
Agindo assim, não há como “cair na rotina”; não há como não renovar continuamente o brilho da paixão; não há como deixar de admirar-se e deleitar-se com a beleza infinita que o outro ser humano e a interação com ele/ela revelam a cada momento. Passam-se os dias, os meses, os anos e as décadas e o amor não é o mesmo, mas renasce a cada dia e torna-se cada vez mais belo e profundo. Como a água que corre e escava a rocha, esculpindo nela caminhos insondáveis, assim é o amor em um relacionamento que não se deteriora mas que se aperfeiçoa a cada dia.

Um comentário:

  1. Perfeito!!! Quantas vezes me peguei dizendo essa frase:“Sou assim, sempre fui assim e não vou mudar”...
    Destaco pontos relevantes nesse post que em muito poderão ajudar àqueles que temem a mudança. Quais sejam:
    "Quem não se esforça para mudar para melhor muda para pior: deixa-se levar ladeira abaixo na trilha da involução". Acho que é o ponto de partida para buscar essa mudança para melhor, sob pena de vir a sofrer com a involução.

    "Mudar para melhor é nadar contra a corrente. É crescer e se desenvolver. É amadurecer e não apenas envelhecer"... lindo isso! Porque a maioria das pessoas só consegue ver o envelhecer?

    "Pessoas que tentam desesperadamente se agarrar a imagens estagnadas de si mesmas e acreditar que são firmes e sólidas como as rochas parecem ser"... Incrível a colocação "parecem ser" e depois "lembrar-nos" que até as rochas mudam. Adorei!! (Enquanto lia, senti muitas familiaridades, depois lhe conto em off) agradeço por me fazer parar para pensar à cada post!!

    "Nós só temos duas escolhas: lutar para melhorar ou deixar as coisas se deteriorarem"... Também amei! É verdade. São apenas duas escolhas, mas por que será que sempre ficamos tergiversando e nunca paramos em dois questionamentos? Por que sempre surge uma infinidade deles?

    "A perfeição é inatingível, porém uma bela vida consiste na luta constante em busca dela"... Perfeito!!!

    "Esta é a identidade do verdadeiro amor: crescer juntos a cada dia"... É tudo que se quer, entretanto nem sempre trabalhamos para isso.


    "Como a água que corre e escava a rocha, esculpindo nela caminhos insondáveis, assim é o amor em um relacionamento que não se deteriora mas que se aperfeiçoa a cada dia". Parabéns! Fechou com CHAVE DE OURO!! Obrigada por me fazer parar para pensar, obrigada por me fazer tentar melhorar.

    Parabéns mais uma vez! vale à pena esperar pelo post. Já vou repassar a dica as minhas amigas e à filhota.
    Brilhante!!!

    ResponderExcluir